PNM Chico Mendes
RJ

estatísticas da área

Espécies registradas::
94
Espécies com foto:
90
Espécies com som:
23
Total de registros:
489
Total de fotos:
451
Total de sons:
38

primeiros registros fotográficos

maracanã-pequena
Claudia Peixoto
sabiá-coleira
Lauro Pereira
jacupemba
Fabiana M. Silva
jandaia-verdadeira
Victor E. Santos
caneleiro-preto
Angelica Szirovicza

primeiros registros sonoros

garrinchão-pai-avô
Marcello Coimbra
guaracava-de-barriga-amarela
Marcello Coimbra
sanã-castanha
Marcello Coimbra
jaçanã
Bernardo Fragoso
figuinha-de-rabo-castanho
Bernardo Fragoso
Áreas de Observação

Parque Natural Municipal Chico Mendes

Descrição sucinta da área…

O Parque Ecológico Chico Mendes, ou Parque Natural Municipal Chico Mendes (PNMCM), é uma unidade de conservação pública situada no Recreio dos Bandeirantes, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Foi assim batizado em homenagem ao líder seringueiro assassinado no Acre, em 1988.

Inaugurado em 1989, com o intuito de preservar a Lagoinha das Tachas e cercanias – habitat de espécies animais e vegetais raras e ameaçadas –, é uma das poucas áreas da cidade onde ainda se podem avistar alagados e restingas quase intactos.Bromélias, ingás, pitangueiras e répteis estão entre as principais atrações florísticas e faunísticas.

Com uma área de 43 hectares, o parque dispõe de salas de exposições de animais, biblioteca, auditório, mesas para jogos, trilhas para caminhadas, bancos e estacionamento.

Foi recuperado recentemente pela Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), e encontra-se sob administração da Fundação RioZoo.

As formações florestais típicas do Parque Natural Municipal Chico Mendes são do tipo: Mata ciliar (20 a 25 metros de altura); Mata de galeria, inundável e não-inundável (20 a 30 metros de altura).

Localiza-se na avenida Jarbas de Carvalho, Recreio dos Bandeirantes, entre as avenidas das Américas e Sernambetiba, no Pontal de Sernambetiba. A entrada é franca, e encontra-se aberto ao público de terça-feira a domingo, das 8h às 17h (ou, durante o horário de verão, até às 18h).

Últimos registros fotográficos

Últimos registros sonoros

Referências